segunda-feira, 6 de junho de 2011

Ciberguerra: preocupação real.

Acabei de ler no site da IDG (http://idgnow.uol.com.br/seguranca/2011/05/25/ciberguerra-paises-gastarao-12-5-bilhoes-para-evitar-ataques-online/) que pelo menos 12.5 bilhões de dólares deverão ser gastos ainda em 2011, por diversos países, com o intuito de se protegerem de possíveis ataques inimigos nas ciberguerras. Mesmo diante de toda a crise econômica mundial os países não deixam de destinar parte de seus orçamentos para tal fim. E a cifra destinada é um valor muito considerável.

Até muito pouco tempo atrás, quando ouvíamos falar de ciberguerra, parecia que estávamos ouvindo algo de filme de ficção ou futurista. Não podemos mais pensar assim, pois fica claro que isso agora é real e uma preocupação mundial.

Fico chocado como o ser humano consegue transformar os seus avanços tecnológicos em itens a serem utilizados contra a própria humanidade.

2 comentários:

  1. Impressionante como ainda existem pessoas que sentem prazer em invadir o sistema alheio com o objetivo de causar danos e roubar informações...

    Deprimente...

    ResponderExcluir
  2. Oi Alano

    Também compartilho da sua preocupação. Só para ilustrar o seu argumento, uma empresa cliente do nosso escritório, quintuplicou os seus gastos com cybersegurança nos últimos dois anos. Isso mesmo, quintuplicou!

    O dinheiro que poderia ser gasto em pesquisa e desenvolvimento de novos produtos está sendo usado para impedir a ação dessa gente.

    De fato é uma situação preocupante!

    Grande abraço e parabéns pelo post!

    Hélio Teixeira
    IHT/Brasil
    http://institutoHT.com.br

    ResponderExcluir